sábado, 9 de abril de 2016

Scandal: Thwack


Que loucura que foi esse episódio... TENSO... TENSO... TENSO.
Tenso, essa é a melhor palavra que define "Thwack". 

Mas vamos aos fatos, Lilian Forrest, a jornalista que Fitz estava pegando (Nesse episódio aqui), começou a visitar um hospital com uma certa frequência. Ao receber a informação, Abby logo pensa que a jornalista está grávida do Presidente, mas não era bem isso.

Era pior, BEEEMM pior.


Andrew está de volta. EBAAAAA! (SQN).

O Ex-Vice Presidente, volta a cena, parcialmente recuperado do derrame que lhe atingiu temporada passada, derrame provocado por Huck, que o fez  porque  Andrew foi o responsável pelo sequestro de Olivia.


Olivia foi tirar satisfações com o responsável pelo pior momento de sua vida. Obviamente Andrew estava em busca de vingança e disposto a falar para o jornal como Fitz declarou guerra a Angola Ocidental por causa do sequestro da nossa protagonista. 

O retorno de Andrew abriu portas para um caos geral, que levou as melhores cenas do episódio, Abby, Fitz, Elizabeth, Cyrus, Olivia e Mellie se reúnem em uma das cozinhas da Casa Branca, a fim de discutir o que fazer. E tão irônico e engraçado quando pessoas que estão de lados opostos, tem que se unir contra um inimigo em comum que ameaça destruir o plano de todos. 


O pouco que podemos ver da corrida presidencial, foi Olivia maquinando para que Mellie recebesse o apoio de um Cardeal de origem latina, assegurando assim, o voto de latinos mais conservadores que não apoiam Vargas. 

Mas o que mais dominou o episódio foi o medo de que Andrew abrisse a boca e acabasse com todos. Todos os personagens estavam a beira de um ataque de nervos. Mellie até tentou falar com o ex-amado, mas não deu certo. Elizabeth pediu que Huck matasse Andrew, mas seguindo as ordens de Olivia, Huck não o fez. Olivia teve que pedir a Jake para vigiar o jornalista, enquanto tentava firmar um acordo com Andrew. 

"Eu não quero dinheiro". -Andrew.

"Todos dizem isso até ouvirem o valor certo". -Olivia.

Frente a todo o problema, Fitz, decide tomar as rédeas da situação e assumir publicamente que ele foi o responsável por forjar o falso ataque a Andrew, para poder assim assegurar que houvesse uma guerra. 
Em cinco anos de "Scandal" eu posso dizer que Fitz nunca fez algo tão nobre quando isso, apesar dos altos e baixos, o personagem vem em uma crescente muito boa, desde o quarto ano ele teve várias atitudes louváveis e ficou claro que ele realmente está se esforçando para ser uma pessoa melhor, mesmo que as vezes ele ainda pise na bola. 

Depois de cinco anos de série, eu posso finalmente dizer que estou começando a gostar do Fitz.


"Eu comando o Salão Oval agora." -Abby

Abby não fica nada feliz com a decisão de Fitz, e pede ajuda para Olivia, mas para a nossa Gladiadora-Mor, Fitz finalmente está sendo o homem justo que todos queriam que ele fosse quando o elegeram. Abby tenta argumentar, porém tudo é em vão, pois, Olivia realmente concorda com o plano do Presidente.
As coisas só pioram quando Olivia diz que quando tudo acabar, Abby pode voltar pra OPA, claro que apesar de fingir um sorrisinho amarelo, a ruiva claramente não ficou nada contente com a possibilidade. Na cabeça de Olivia, aquilo não era nada demais, mas para Abby aquilo foi uma ofensa, afinal de contas, deixar de ser a Chefe de Gabinete da Casa Branca e voltar pra OPA não é o sonho de vida de ninguém.

Com isso, Abby fica motivada a ir negociar com Andrew.


"Nunca me desafie de novo." -Olivia

Só que o acordo de Abby prejudica Mellie, e extermina todas as chances dela de concorrer a presidência, consequentemente exterminando todas as chances de Olivia de comandar a Casa Branca de novo. A nossa protagonista procura a amiga e em questões de segundos, ela percebe o que Abby faz. 
As duas tem uma breve discussão e a série passa a impressão de ter plantado uma semente a respeito de um eventual embate entre Abby e Olivia (tema que a série já flertou antes, vide o começo da quarta temporada). 

E então chegamos a fatídica cena do episódio, o choque anunciado na promo, o momento em que Olivia Pope embarca para o lado negro...

...Depois de ser traída por Abby, nossa Gladiadora vai até o encontro derradeiro com Andrew, no instante em que Olivia entrou naquele sala, o desfecho da cena ficou muito claro pra mim. 
Olivia mal começou a tentar argumentar com Andrew, e logo foi interrompida pelo Ex-Vice Presidente que começou a falar as coisas mais impensáveis para a nossa destemida protagonista, coisas como: "Voce é apenas uma vadia barata", "Eu deveria te leiloar mais uma vez" e muitas outras coisas desagradáveis.
Que fique registrado, a minha admiração pela montagem desse cena em particular, a voz de Andrew desferindo xingamentos, enquanto flashes e mais flashes do sequestro passavam pela tela (e pela cabeça de Olivia). 

E então temos o surto. 

Olivia pega uma cadeira e em um momento de extrema fúria, ela praticamente estoura a cabeça de Andrew com pancadas, enquanto grita:
"A vingança é minha, minhaaaaa". 

Em seguida ela é encontrada por Fitz e Abby, o Presidente consola Olivia, que estava em estado de choque, em seguida ela diz como a Casa Branca deve prosseguir e solta a frase da foto pra Abby.

Ao fim do episódio, Olivia vai para a casa de seu pai, aonde é recebida por um Papa Pope sorridente que parece sentir o cheiro de assassinato que exalava de sua filha.

Notas do #Venenoso:

-Se no episódio passado (Leia a review) Scott Foley foi o responsável pela direção, nesse episódio, o diretor é Tony Goldwyn. 

-A utilização de flashbacks e do pesadelo de Olivia, foram de extremo bom gosto e tiveram uma grande importância na construção do clima desse episódio.

-A cena na cozinha da Casa Branca foi incrível e um baú de pérolas:

"Tem uma coisa que podemos fazer que ninguém sugeriu" -Elizabeth.
"Não vamos matar ele." -Abby
"Se matarmos o Andrew, nós não somos melhores que ele." -Olivia
"Que ótimo, vamos todos pra cadeia, mas seremos pessoas melhores," -Elizabeth.

"Andrew quer dez milhões de dólares." -Olivia.
"Aqui está a minha contribuição." -Cyrus, ao colocar UM DÓLAR na mesa.

-Falando em Cyrus, tivemos a confirmação, ele e Tom são um casal. 

-E pra melhorar, Alex, o irmão malvado de Vargas, descobriu tudo e contou pro marido de Cyrus.

E agora, Olivia entrou de vez pro lado negro, o que vai acontecer? "Scandal" depois desse episódio bombástico, vai dar uma pausa e volta em duas semanas.

Até lá Gladiadores.


Feito por: Igor Lisboa de Souza

Um comentário: