quinta-feira, 6 de agosto de 2015

VI Festival de Formas Poéticas

*Cartaz do VI Festival de Formas Poéticas
Rafael Back, Fundador e Presidente da Associação Dell´arte, idealizador e coordenador geral do Festival de Formas Poéticas de Catanduva e Região concedeu uma entrevista ao Comumente:

André Santos - Como surgiu a ideia de criar o Festival de Formas Poéticas?

Rafael Back - O Festival de Formas Poéticas nasceu em 2010 no formato de corujão e durava apenas uma madrugada - das 22h às 08 da manhã, já na segunda edição ganhou quatro dias e de lá pra cá não parou mais. Estamos fazendo 17 dias de programação fora as ações que antecedem o festival. O festival faz parte das ações de fomento e formação de público da associação Dell´arte, que visa tornar Catanduva um polo regional de cultura e arte. O festival cumpriu sua missão de sensibilizar as pessoas sobre a importância da cultura, em suas mais diversas manifestações e em suas vidas. A iniciativa em sua sexta edição já recebeu mais de 600 artistas, 180 grupos artísticos e milhares de pessoas.
Formas Poéticas é consagrado o maior festival de artes de Catanduva e região, não somente no tamanho, mas, também, no sentido de chegar a todas as pessoas e de contemplar a diversidade artístico-cultural. Continuaremos inserindo o Festival de Formas Poéticas na vida dos cidadãos, fazendo com que suas ações interfiram diretamente no cotidiano, que acrescente em sua relação com a cidade e com as pessoas. Contamos com o trabalho em rede que realizamos há anos e com a colaboração de grandes parceiros aos quais agradecemos imensamente por sua crença no trabalho, e pela sensibilidade de enxergar a relevância do festival que incorpora o ‘outro’, que é plural, tem rostos marcados por multiplicidade de dimensões – social política e cultural.
Trabalharemos para que o festival dê frutos, que mobilize, que incentive e sensibilize cada vez mais as pessoas a se tornarem agentes na missão de transformar Catanduva em um legítimo polo regional de cultura no estado de São Paulo.

André Santos - Como será a edição deste ano do VI Festival de Formas Poéticas?

Rafael Back - O Festival acontecerá de 7 a 23 de agosto com programação completamente gratuita. Teatro, música, literatura, artes visuais, dança e audiovisual; essas são as seis expressões artísticas contempladas pelo VI Festival de Formas Poéticas. Com apresentações espalhadas pelos quatro cantos de Catanduva, 40 grupos e 253 artistas provocarão uma catarse cultural, em 17 dias de evento. Dentro do festival teremos também um evento voltado para literatura que é o Entre Livros - um festival literário - Ação multicultural que reunirá diversas atividades ligadas à literatura. Em sua programação haverá oficinas, mesas de debates, encontro com autores catanduvenses, lançamento de livros, sessões de contação de histórias, comercialização e distribuição de livros, espetáculos e intervenções de teatro, dança e música.
Destacando algumas obras literárias que tem como eixo condutor o universo sertanejo, a vida, realidade vivenciada pelo homem do sertão e a simplicidade significativa do povo sertanejo, a feira pretende mostrar toda a grandeza da literatura feita no sertão e também àquela que tem o sertão como cenário principal.
Autores consagrados como Guimarães Rosa, Monteiro Lobato, Jorge Amado, Graciliano Ramos, João Cabral de Melo Neto e Ariano Suassuna serão lembrados por meio de intervenções e esquetes. 
Além disso, contaremos com inúmeras atividades formativas como oficina de Commedia Dell´arte, improvisação, dança artesanato e muito mais. 

André Santos – Conte-nos sobre os trabalhos de arte e cultura que você desenvolve em Catanduva e Região.

Rafael Back - Eu ministro aulas na Secretaria de Cultura e em duas cidades da região: Itajobi e Tabapuã, onde a Dell´arte tem uma subsede. Eu sempre costumo falar que eu não sou, mas nós somos. Nós somos a Dell´arte. Um grupo de teatro que se reunia em um armazém envelhecido, gasto pelo tempo. Entre as paredes repletas de vida e história, o Núcleo Sala 18 construía sua própria história. O artista funciona como um daqueles desbravadores que sai mar adentro em busca de novas terras e, mesmo quando não existe mais nada a ser descoberto, ele continua, e continua, e continua. Quando germinou no grupo a possibilidade de fundar uma ONG, pensamos: mas como fazer uma ONG sem verba, sem tempo, sem lenço e sem documento? Foi então que veio à tona a nossa própria trajetória: o nosso árduo caminho com o teatro de grupo que experimentamos, investigamos, realizamos. Quem faz um espetáculo sem um níquel de apoio sequer pode perfeitamente encontrar soluções criativas para não esmorecer com os percalços que conscientemente encontraríamos pelo caminho. Em 2009, fundamos a Associação Dell’arte, espaço reconhecido como utilidade pública, por meio da Lei 5183/2011 e eleito um ‘Pontinho de Cultura’ pelo Ministério da Cultura – Minc.
Atualmente, mantemos seis núcleos de atividades gratuitas: Núcleo de Artes Cênicas; Núcleo de Música Rodrigo Netto; Núcleo Renda Extra; Núcleo de cidadania; Núcleo de Dança; Núcleo Circense, além de duas orquestras OEDA – Orquestra Escola Dell’arte e OSCIC – Orquestra Sinfônica de Inclusão de Catanduva.
Somos precursores e mantenedores do Núcleo de Formas Poéticas que promove reuniões mensais, objetivando reflexões coletivas de temas ligados à cultura e suas formas de expressão, reafirmando o potencial, importância e papel da arte na sociedade.
Anualmente, realizamos o Festival de Formas Poéticas e inúmeras ações de fomento às mais diversas expressões artísticas.

Acreditamos que a cultura, por meio das mais diversas manifestações artísticas, legitima-se como elemento transformador, motivador de uma postura cidadã ativa na sociedade.

*Rafael Back idealizador e coordenador geral do festival

Nenhum comentário:

Postar um comentário