quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

A Visita: A Redenção de M. Night Shyamalan?


M. Night Shyamalan é o autor e diretor de grandes filmes de suspense como: "O Sexto Sentido", "Sinais" e "A Villa". 

Mas desde "A Vila", o diretor tem encontrado problemas para conseguir fazer um filme que agrade o público e a crítica. Nos últimos anos ele foi o responsável por filmes como: "A Dama na Água", "Fim dos Tempos", "O Ultimo Mestre do Ar", e "Depois da Terra", todos filmes com baixa aceitação da crítica ou do público, as vezes de ambos. 

Depois de dirigir e produzir a minissérie da FOX "Wayward Pines", o diretor deu um passo para o caminho da redenção. Agora com seu mais recente filme "A Visita", ele continua sua jornada em busca de se redimir pelas bombas do passado e recuperar o brilho que seu nome um dia teve.

Será que ele consegue?

Antes de responder isso, vamos ao filme:


"A Visita" é um filme de terror americano de 2015, escrito, produzido e dirigido por Shyamalan. O filme foi lançado em 11 de setembro pela Universal Pictures.

Enredo

Rebecca e Tyler são dois jovens de 15 e 13 anos respectivamente, que decidem passar uma semana com os avós que eles nunca conheceram. Becca está fazendo um documentário para a escola (argumento que justifica a adoção do estilo "found footage"), por isso ela e seu irmão gravam toda a viagem.
De repente, os dois jovens começam a ouvir barulhos estranhos a noite, tudo sempre depois das 21:30. Os acontecimentos macabros, fazem com que os jovens questionem o que tem de errado com seus avós.

Sem dar maiores spoilers... Eis o veredicto final:

Sim, o filme é bom. Há bons sustos, não muito sustos, mais bons sustos. Como esse é um filme do Shyamalan, é óbvio, que temos uma reviravolta no final. Algo surpreendente que explica o que há de errado com os velhos, sem ter que apelar para o sobrenatural. Algumas pistas são dadas no decorrer do filme, então a reviravolta não parece algo aleatório.

Mas há dois pontos extremamente positivos.

Primeiro a escalação dos atores, a dupla de protagonistas arrasam, ambos os atores são carismáticos e sabem ir do drama para a comédia com facilidade. A dupla responsável pela interpretação dos avós também não deixam a desejar, eles passam com naturalidade uma aura assustadora. 

O segundo ponto positivo é algo recorrente nos filmes do Shyamalan: Que são o pano do fundo e a mensagem no final. Se em "Sinais" uma invasão alienígena era usada para discutir a fé e perda dela e no fim do filme transmitir uma mensagem de que "nada é por acaso e que não devemos perder a fé". 

"A Visita" usa o gênero de suspense para falar sobre traumas familiares. O motivo real da viagem dos protagonistas é conseguir que os avós se reconciliem com a mãe deles, isso rende momentos lindos para o filme e no final, ficamos com a mensagem de que "não devemos guardar rancor de ninguém". 

A conclusão é que M. Night Shyamalan dá um passo certeiro em direção a sua redenção artística.

Elenco:

Olivia DeJonge as Rebecca
Ed Oxenbould as Tyler
Kathryn Hahn as Loretta
Deanna Dunagan as Vovó
Peter McRobbie as Vovô

Notas do #Venenoso:

-Eu sei que esse filme já foi lançado a algum tempo, mas eu tenho que confessar que fiquei com um pé atrás, não é segredo para ninguém que "found footage" não me agrada, principalmente se for aliado com alguma história sobrenatural. Então ontem a noite eu decidi finalmente dar uma chance ao filme e me surpreendi, a história é boa e com uma reviravolta inesperada, "mas desse mundo". 

Enfim... Esse é o primeiro post de 2016, espero que gostem e que vejam o filme. 

Beijos meus amados leitores <3 

#Venenoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário